Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Glossário

Todas

Para buscar resultados que tenham mais de uma palavra:
- use o operador AND. Ex: projeto AND saúde

 Para buscar resultados com sequência exata de palavras:
- use os termos entre aspas. Ex: "reunião especial"

 Para buscar resultados que contenham uma ou outra palavra:
- digite as duas palavras normalmente. Ex: meio ambiente saúde

 Para buscar resultados sem um termo específico:
- antes do termo que deseja excluir, use o caracter -. Ex: comissões - saúde

 Para buscar resultados com um termo ou suas palavras assemelhadas:
- digite as primeiras letras da palavra e complete com o caracter asterisco (não use como primeiro caracter do termo buscado). Ex: serv* para serviço, servidores; legis* para legislativo, legislação

 Para substituir um caracter no meio ou fim da palavra:
- use o caracter ? para substituir uma letra (não use como primeiro caracter). Ex: inform?, para informe ou informo

8 resultados encontrados - Página 1 de 1

C

Clusters

Clusters são agregações, geralmente espontâneas, de diversas empresas de ramos idênticos ou semelhantes, em um mesmo espaço. A proximidade gera benefícios às empresas agregadas, como maior facilidade para contratação de mão de obra, o que pode gerar, por exemplo, maior nível de produtividade.

Commodities

 Mercadoria padronizada cujo processo de produção é dominado por vários países e que possui importância estratégica para o mercado. Devido a essas características seu preço não é determinado pelo produtor, mas pelas condições do mercado. Sua negociação pode se dar, inclusive, em Bolsa de Valores.

Commodities intensivas

Commodity pode ser definida como um ativo físico que possui características padronizadas, de ampla negociação em diversas localidades, que pode ser transportado e armazenado por um longo período de tempo. Commodity ainda pode ser definida como um tipo de produto no qual não há diferenças qualitativas entre os mercados onde é negociado, ou seja, entre negócios de um mesmo produto em mercados diferentes, não existe preferência, em termos de qualidade, por parte dos compradores do produto. A noção de commodity intensiva diz respeito ao nível de utilização de determinada matéria-prima ou insumo no processo de produção da commodity. Assim, quando se diz, por exemplo, que uma commodity é intensiva em recursos naturais, isso significa que sua produção depende, em grande medida, da utilização de recursos naturais. Fontes: COPELAND, Thomas E.; WESTON, J. Fred. Financial theory and corporate policy. 3 ed. New York: Addison Wesley, 1988. GEMAN, Hélyette. Commodities and commodity derivatives: modeling and pricing for agriculturals, metals and energy. Wiley: Chichester, 2005.  

Commodity

Mercadoria padronizada cujo processo de produção é dominado por vários países e que possui importância estratégica para o mercado. Devido a essas características seu preço não é determinado pelo produtor, mas pelas condições do mercado. Sua negociação pode se dar, inclusive, em Bolsa de Valores.

Contencioso administrativo

Contenda, conflito ou litígio resultante das atividades da administração pública, das relações entre o Estado e os indivíduos. Instância de julgamento de conflitos na esfera administrativa. Tribunal administrativo. Órgão deliberativo, julgador da administração pública. Em matéria tributária, compete ao Conselho de Contribuintes do Estado de Minas Gerais – o órgão judicante do Fisco Estadual que integra a estrutura da Secretaria de Estado de Fazenda e é formado por representantes da Fazenda Pública estadual e de entidades de classe de contribuintes – dirimir as questões de natureza tributária suscitadas entre o sujeito passivo e a Fazenda Pública estadual, como a apreciação dos recursos interpostos contra os autos de infração lavrados pela Secretaria de Fazenda.  

Contribuinte

Sujeito passivo, ou seja, a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária que tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador da obrigação.

Convergência de redes

Nas áreas de tecnologia da informação e telecomunicações, costuma-se denominar “convergência” o processo em que diversos serviços, antes fornecidos por meio de redes e equipamentos diferentes, passam a ser oferecidos por um mesmo equipamento ou rede. Por exemplo, é cada vez mais frequente o uso de celulares (smartphones) tanto para telefonia quanto para acesso à Internet, usando a rede de comunicação celular.

Corredores ecológicos

Nos termos do inciso XIV do art. 2º da Lei nº 20.922, de 2013, que dispõe sobre as políticas florestal e de proteção à biodiversidade no Estado, corredores ecológicos são “as porções de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando as Unidades de Conservação ou outras áreas de vegetação nativa, que possibilitam entre si o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam, para sua sobrevivência, áreas com extensão maior do que os remanescentes individuais.