Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Turismo

Entenda

Estrutura Organizacional e de Gestão

A estrutura organizacional e de gestão do turismo no âmbito do governo federal se encontra em estágio de consolidação, especialmente no que se refere à formatação e à estruturação do Sistema Nacional de Turismo. Esse sistema é composto pelos seguintes órgãos e entidades:

  • Ministério do Turismo;
  • Instituto Brasileiro de Turismo — Embratur;
  • Conselho Nacional de Turismo;
  • Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo.


Além desses órgãos e entidades, também podem se associar ao Sistema Nacional de Turismo os órgãos, fóruns e conselhos estaduais de turismo, bem como as instâncias de governança macrorregionais, regionais e municipais.

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Turismo — Setur — é o órgão responsável por planejar, coordenar e fomentar as ações do negócio de turismo, objetivando a sua expansão, a divulgação do potencial turístico do Estado, a melhoria da qualidade de vida das comunidades e a geração de emprego e renda. É de competência da Setur propor, coordenar e implementar a Política Estadual de Turismo, assim como planos e normas do setor, incentivando e apoiando os projetos para promoção, divulgação e desenvolvimento do turismo em Minas Gerais. A estrutura de governança do Sistema Estadual de Turismo inclui também o Conselho Estadual de Turismo, do qual participam tanto o poder público quanto a sociedade civil organizada, além de associações de circuitos turísticos e a Federação dos Circuitos Turísticos Mineiros — Fecitur.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
  • Na Assembleia Legislativa, as seguintes Comissões são os pontos focais para discussão dos problemas relacionados a este tema:
  • • Desenvolvimento Econômico 
Eventos relacionados
18/05/2017 - 09:30

Reunião Extraordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico

Debater o Projeto de Lei nº 3.844/2016, que institui a Política Estadual de Turismo de...

02/06/2016 - 10:00

Reunião Extraordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico

Debater o turismo e as potencialidades regionais do município, tendo em vista seu ...

29/10/2015 - 17:00

Reunião Conjunta - Comissões de Participação Popular e Fiscalização Financeira

Debater o Projeto de Lei nº 2.937 / 2015, que institui o Plano Plurianual de Ação ...

Fiscalização
Requerimento 8090/2017

Requer seja realizada visita ao prefeito de Belo Horizonte para debater o retorno de voos de grande porte ao Aeroporto da Pampulha e suas consequências.

Requerimento 7476/2016

Requer seja realizada audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 3.844/2016, que institui a Política Estadual de Turismo de Minas Gerais e dá outras providências, caso não se realize o...