Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Itanhomi

O Município de Itanhomi integra o Território de Desenvolvimento Vale do Rio Doce. Com área de 487km2, o território municipal compõe a Bacia do Rio Doce.

Em 2010, Itanhomi contava com população de 11.788 habitantes, dos quais 99,54% residiam em domicílios com energia elétrica, 95,65% contavam com coleta de lixo em seu domicílio, e 0,84% eram atendidos por serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário inadequados. A renda per capita em Itanhomi era de R$474,77.

Nesse mesmo ano, a cada 1.000 crianças nascidas vivas em Itanhomi, 15,6 não deveriam sobreviver ao primeiro ano de vida. E, se os padrões de educação daquele ano se mantivessem ao longo de sua vida escolar, a geração de crianças que ingressava em 2010 na escola, quando completasse 18 anos, teria concluído 9,76 anos de estudo.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal — indicador que considera dados de renda, educação e longevidade, tendo o valor 1,0 como melhor situação — de Itanhomi foi de 0,650 em 2010.

Segundo levantamento de 2017, o Município de Itanhomi compõe o Microterritório de Desenvolvimento de Governador Valadares, a Comarca de Itanhomi, a Macrorregião de Saúde de Leste (Governador Valadares/Ipatinga), a Microrregião de Saúde de Leste (Governador Valadares/Ipatinga), e integra as áreas de abrangência da Superintendência Regional de Educação Governador Valadares e da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Leste Mineiro.

Para conhecer o histórico do município, além de informações relacionadas à sua população, economia, saúde, educação, infraestrutura, entre outras, acesse os bancos de dados Cidades@ e Sidra, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e o Atlas Brasil. E para saber a distância e as principais rodovias que o ligam a Belo Horizonte, acesse o site do DER-MG.

Outras Informações

Navegue

Ir para
Ir para