Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Mineração

Dado Indicador

Principais municípios mineradores. Minas Gerais — 2005

Foram considerados como principais municípios mineradores aqueles que concentraram mais de 75% da produção do Estado de alguma das 12 substâncias minerais consideradas mais relevantes no período 2001-2005 (água mineral, alumínio/bauxita, calcário, dolomito, ferro, fosfato, grafita, nióbio, níquel, ouro, rochas ornamentais e zinco), com base no valor de produção comercializada (superior a R$50 milhões) em 2005. Para os grupos calcário/dolomito, ferro, fosfato, grafita, nióbio, níquel, ouro e zinco esse valor excedeu a 90%. Para o grupo ouro, foi considerada a produção beneficiada. No caso da água mineral, foi selecionada a produção para engarrafamento superior a 10 milhões de litros.

Fonte: FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO — FJP; MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Perfil da Economia Mineral do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2009, p. 30 (adaptado). Fonte: FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO — FJP; MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Perfil da Economia Mineral do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2009, p. 30 (adaptado).
Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 7827/2024

Requer seja encaminhado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad  e à Fundação Estadual de Meio Ambiente - Feam - pedido de providências para suspensão da licença...

Requerimento 7740/2024

Requer seja realizada visita às comunidades Curtume e Samambaia, no Município de Itatiaiuçu, para verificar os impactos socioambientais decorrentes da atividade minerária na região.