Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Pagamento de Pessoal e Planos de Carreira

Entenda

Financiamento

O pagamento de pessoal é tema abrangente na administração pública, pois trata-se do principal insumo para o funcionamento do aparato estatal e, por consequência, viabilização das políticas governamentais.
Em função disso, suas possibilidades de financiamento são as mais diversas, inclusive por existir, em alguns casos, previsão constitucional ou legal de vinculação de receitas a essa atividade, como é o caso do magistério, que é custeado, em grande parte, por recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação — Fundeb.
Em geral, considerável parcela do pagamento de pessoal é financiada à conta de recursos do Tesouro Estadual, sendo que outros recursos também são importantes para o incremento no financiamento dessa atividade, prevalecendo, nesse caso, a disponibilidade orçamentária-financeira de cada unidade administrativa estadual.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 7816/2024

Requer seja realizada audiência pública para debater a decisão do governo de suspender o pagamento retroativo de valores relativos à evolução na carreira de policiais civis e penais, agentes de...

Requerimento 7560/2024

Requer seja realizada audiência pública para debater, com a presença da secretária de Estado de Planejamento e Gestão e do secretário de Estado de Fazenda, ambos convocados, o cumprimento do art. 1º...