Entenda
Informações Gerais
“Governança Eletrônica” é uma expressão cujo significado remete à implementação, utilização e disseminação das tecnologias da informação e da comunicação — TICs — no âmbito do poder público, com vistas à melhoria da gestão pública, do monitoramento e da avaliação das políticas públicas e à ampliação do acesso do cidadão a todas as informações sobre os serviços públicos. Saiba mais sobre Atendimento ao Cidadão.
Com o avanço das inovações em sistemas de informação e outras ferramentas digitais, a governança eletrônica é parte importante da administração de um governo, pois visa a facilitar e aprimorar a interação dentro do próprio governo, entre o governo e os cidadãos e entre o governo e a iniciativa privada. Para tanto, os governos atuam constantemente no desenho e na implementação de novos sistemas de informação e de comunicação, tendo como base a utilização da internet, de modo a melhorar, a cada dia, a acessibilidade a dados, informações e disponibilização de serviços públicos.
Pode-se considerar como integrantes da governança eletrônica sistemas de ensino a distância, prestação online de serviços públicos, licitações e compras feitas por meio eletrônico (como, por exemplo, o pregão eletrônico), sistemas de monitoramento e avaliação de políticas públicas, sistemas de execução orçamentária e financeira, sistemas de convênios, sistemas de administração de pessoal, sistema de administração de material e patrimônio, entre outros.