Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Governança Eletrônica

Entenda

Informações Gerais

“Governança Eletrônica” é uma expressão cujo significado remete à implementação, utilização e disseminação das tecnologias da informação e da comunicação — TICs — no âmbito do poder público, com vistas à melhoria da gestão pública, do monitoramento e da avaliação das políticas públicas e à ampliação do acesso do cidadão a todas as informações sobre os serviços públicos. Saiba mais sobre Atendimento ao Cidadão.

Com o avanço das inovações em sistemas de informação e outras ferramentas digitais, a governança eletrônica é parte importante da administração de um governo, pois visa a facilitar e aprimorar a interação dentro do próprio governo, entre o governo e os cidadãos e entre o governo e a iniciativa privada. Para tanto, os governos atuam constantemente no desenho e na implementação de novos sistemas de informação e de comunicação, tendo como base a utilização da internet, de modo a melhorar, a cada dia, a acessibilidade a dados, informações e disponibilização de serviços públicos.
Pode-se considerar como integrantes da governança eletrônica sistemas de ensino a distância, prestação online de serviços públicos, licitações e compras feitas por meio eletrônico (como, por exemplo, o pregão eletrônico), sistemas de monitoramento e avaliação de políticas públicas, sistemas de execução orçamentária e financeira, sistemas de convênios, sistemas de administração de pessoal, sistema de administração de material e patrimônio, entre outros.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 3727/2023

Requer seja encaminhado ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais - Detran-MG - pedido de providências para que possa ser disponibilizado também de forma 'on-line', através do site desse órgão, o...

Requerimento 2040/2023

Requerem seja encaminhado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - Sejusp - e à Polícia Civil de Minas Gerais - PCMG - pedido de providências para que seja disponibilizada nos...