Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Vinculações e Limitações Constitucionais e Legais do Gasto Público

Entenda

Competências

Com o intuito de propiciar uma gestão fiscal mais transparente, facilitando o acesso público a informações financeiras, a Lei de Responsabilidade Fiscal1 — LRF — determinou a publicação de relatórios que demonstram o cumprimento dos limites estabelecidos.
Além disso, anualmente, o Governador do Estado deve prestar contas de sua gestão apresentando, entre outros documentos, o relatório de controle interno da Controladoria-Geral do Estado — CGE.

 

1 BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm >. Acesso em: 25 mar. 2013.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 5504/2023

Requer seja encaminhado à procuradora-geral da Fazenda Nacional pedido de informações sobre a ciência e o entendimento do órgão acerca da concessão de reajuste salarial para o governador do Estado em...

Requerimento 5710/2023

Requerem seja encaminhado ao Ministério da Fazenda, em Brasília, pedido de providências para que seja exigido do governo do Estado que revele o saldo disponível em caixa, somando todas as suas...