Entenda
Informações Gerais
A vigilância sanitária é um conjunto de ações legais, técnicas, educacionais, de pesquisa e de fiscalização que tem por objetivo exercer o controle sanitário de serviços e produtos para o consumo que apresentam potencial de risco à saúde e ao meio ambiente, visando à proteção e à promoção da saúde da população.
O campo de atuação da vigilância sanitária é amplo. Tem por responsabilidade o controle sanitário sobre medicamentos, alimentos e bebidas, saneantes, equipamentos e materiais médicos, odontológicos e hospitalares, hemoterápicos, vacinas, sangue e hemoderivados, órgãos e tecidos humanos para uso em transplantes, radioisótopos e radiofármacos, cigarros, e produtos que envolvam riscos à saúde, obtidos por engenharia genética.
Exerce também o controle sanitário dos serviços relacionados — direta e indiretamente — à saúde, dos portos, aeroportos e fronteiras, das instalações físicas e equipamentos, tecnologias, ambientes e processos envolvidos em todas as fases de produção desses bens e produtos e, ainda, o controle da destinação de seus resíduos, do transporte e da distribuição dos produtos referidos.