Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Serviço de Proteção Especial a Pessoas em Situação de Rua

Entenda

Estrutura Organizacional e de Gestão

O trabalho social especializado para população em situação de rua conta com uma unidade pública de referência: o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP. Articulado com os serviços de acolhimento, o Centro POP assegura atendimento e atividades para o desenvolvimento de sociabilidade, fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares e construção de novos projetos de vida. Por meio do Centro POP busca-se possibilitar o acesso a espaços para higienização e guarda de pertences, e oferecer trabalho social especializado visando à construção gradativa do processo de saída das ruas.
A atenção à população de rua exige intensa articulação com os serviços socioassistenciais de proteção social básica e proteção social especial, principalmente com o Serviço Especializado em Abordagem Social e Serviços de Acolhimento para população em situação de rua. Demanda, ainda, articulação com serviços das políticas públicas setoriais.

 

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
  • Na Assembleia Legislativa, as seguintes Comissões são os pontos focais para discussão dos problemas relacionados a este tema:
  • • Direitos Humanos 
Fiscalização
Requerimento 4297/2023

Requerem seja realizada visita à Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, no Município de Belo Horizonte, para ouvir e debater as políticas públicas locais que o...

Requerimento 9295/2021

Requer seja encaminhado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese - pedido de providências para a criação de um plano estadual de atendimento à população em situação de rua, nos...