Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Saúde Mental

Entenda

Competências

O Ministério da Saúde tem a responsabilidade pela formulação e pela implementação da política de saúde mental. Em linhas gerais, cabe ao estado coordenar e monitorar a implementação das ações e serviços de saúde mental, além de prestar apoio técnico e financeiro, e aos municípios cabe a execução das ações e serviços inseridos na rede de atenção em saúde mental.

As ações em saúde mental são concebidas como “rede de assistência”, composta de serviços diversos, em que a atenção primária é considerada a porta de entrada do paciente. Assim, considera-se que a atenção primária é a base dessa rede de atenção, articuladora dos cuidados integrais necessários ao indivíduo na área de saúde mental no seu território, com a sua família e a sua comunidade, o que demonstra o papel central do município na execução dessas ações.

A lógica de organização do SUS é fundamentada na regionalização e na hierarquização dos serviços. Em 2011, o Decreto Federal nº 7.5081 estabeleceu que, para ser instituída, a região de saúde deve conter, entre outras, ações e serviços de atenção psicossocial.

     

   

 

 

1 BRASIL. Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011. Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde — SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7508.htm>. Acesso em: 25 mar. 2013.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 7836/2024

Requer seja encaminhado ao diretor da penitenciária regional de Formiga pedido de informações sobre as condições de saúde dos presidiários sob custódia da instituição, bem como detalhes acerca do...

Requerimento 7398/2024

Requer seja encaminhado à Corregedoria da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e ao Ministério Público de Minas Gerais - MPMG - pedido de providências para a apuração da denúncia de que Valério...