Conheça:

Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Saúde do Idoso

Entenda

Informações Gerais

A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, direcionada a toda pessoa com 60 anos ou mais de idade, tem como finalidade a recuperação, a manutenção e a promoção da autonomia e da independência da pessoa idosa, por meio de medidas coletivas e individuais de saúde, em consonância com os princípios e diretrizes do SUS.
Esta política tem entre seus objetivos a promoção do envelhecimento ativo e saudável, a manutenção e reabilitação da capacidade funcional da população idosa, o apoio ao desenvolvimento de cuidados informais e a garantia do acesso à medicação.
A proposta de envelhecimento ativo e saudável busca oferecer qualidade de vida por meio da alimentação adequada e balanceada, prática regular de exercícios físicos, convivência social, busca de atividades prazerosas e/ou que reduzam o estresse, diminuição dos danos decorrentes do consumo de álcool e tabaco e diminuição significativa da automedicação.
Além das temáticas já citadas, no desenvolvimento da política as equipes de Saúde da Família devem promover ações voltadas para a população idosa que incluam atividades de grupo, promoção da saúde, controle da hipertensão arterial e do diabetes mellitus, temas relacionados à sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis.
Em Minas Gerais, os Centros de Referência em Atenção Secundária Especializada, denominados Centros Mais Vida, com previsão de implantação nas macrorregiões do Estado, são responsáveis pela assistência especializada à população idosa frágil ou de alto risco, referenciada pela equipe da atenção primária à saúde. A abordagem é realizada por equipe multidisciplinar que tem o propósito de oferecer abordagem global, tendo como estratégias a intervenção precoce, a promoção e a recuperação da saúde da população idosa e a identificação de situações de vulnerabilidade, além da disponibilização de exames de média e alta complexidade, conforme as necessidades individuais de cada paciente. Os idosos residentes em municípios distantes da capital podem contar com a Casa de Apoio, um serviço de hotelaria para acolhê-los quando de sua estada para atendimento nos Centros Mais Vida. O Centro também é responsável pela formação de recursos humanos em sua área de abrangência.
Os idosos que necessitarem de atenção de alta complexidade deverão ser encaminhados à rede de urgência e emergência ou aos hospitais gerais, dependendo das especificidades do caso .

 

Conheça o financiamento da saúde do idoso consultando Saúde Pública — Redes de Atenção em Saúde - Financiamento.
 

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
  • Na Assembleia Legislativa, as seguintes Comissões são os pontos focais para discussão dos problemas relacionados a este tema:
  • • Direitos Humanos 
Fiscalização
Requerimento 3608/2023

Requer seja encaminhado à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Fhemig - pedido de providências para que seja garantido o atendimento multiprofissional prioritário às pessoas acometidas...

Requerimento 1855/2023

Requer seja realizada audiência pública para debater as políticas públicas de saúde e assistência social para apoio aos lares de idosos no Estado, incluindo o apoio e o incentivo financeiro às suas...