Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Planejamento Regional

Entenda

Informações Gerais

O planejamento regional consiste em ação estatal, tendo como pressuposto a diferenciação de áreas (regiões) no interior de um mesmo território, cujo objetivo é equalizar condições socioeconômicas inter-regionais. As políticas de desenvolvimento regional devem se orientar a partir de duas proposições fundamentais: o aprimoramento da base produtiva e a especificidade de ações a serem empreendidas considerando-se o grau de heterogeneidade microrregional.

O fundamento da melhoria da base produtiva visa ao crescimento e à diversificação da oferta de produtos, dos níveis de competitividade e de geração de emprego e renda. Para isso, é necessário que o planejamento público busque consolidar regiões de melhor desempenho, promover investimentos por meio da coordenação de programas integrados de desenvolvimento de elos das cadeias produtivas e da oferta de incentivos financeiros a negócios intensivos em tecnologia e ofertar serviços tecnológicos por meio do acesso a instituições de pesquisa e desenvolvimento e de apoio a empresas.

As políticas públicas baseadas no grau de heterogeneidade microrregional implicam ações específicas para cada tipo de área. Assim, em regiões estagnadas — ou em processo de reestruturação — pode-se priorizar a coordenação de programas de reordenamento das atividades produtivas, enquanto que nas regiões de pobreza extrema, o planejamento público pode sistematizar e coordenar, regionalmente, programas sociais existentes ou implantar novos programas baseados na definição de potenciais produtivos de determinada região.

Nesse sentido, um conjunto de estudos desenvolvidos no início dos anos 20001 demonstrou que as Regiões de Planejamento parecem não ser suficientes para expressar a amplíssima gama de heterogeneidade intra-regional verificada no Estado de Minas Gerais e para funcionar como espaços exclusivos de atuação de políticas públicas. Assim, um ponto focal de grande relevância a ser considerado pelos planejadores públicos diz respeito a uma abordagem conceitual e metodológica da temática do planejamento regional que leve em conta, para a consecução dos objetivos estabelecidos nas políticas públicas, uma tipologia, bem definida, das regiões a ser trabalhada em consonância com esses objetivos.



1 BANCO DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS. Reinterpretando o espaço mineiro. In: _______. Minas Gerais do século XXI. Belo Horizonte: Rona, 2002. v. 2. Disponível em: <http://www.bdmg.mg.gov.br/comoAtuamos/Documents/estudos_e_publicacoes/Minas%20Gerais%20do%20seculo%2021/vol_02_completo.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2013.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 1742/2023

Requer seja realizada audiência pública para debater a proposta de alteração na lei do limite territorial dos Municípios de Curral de Dentro e Santa Cruz de Salinas.

Requerimento 1128/2023

Requer seja realizada audiência pública para debater a incorporação do Município de Santo Antônio do Jacinto ao Estado da Bahia e o projeto de manejo do Parque Nacional do Alto Cariri, coordenado...