Conheça:

Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Pesquisa Agropecuária

Entenda

Informações Gerais

A adoção histórica de práticas agrícolas estrangeiras no território brasileiro teve efeitos diversos. Por um lado, em muitos casos, acarretou o comprometimento da biodiversidade local e a degradação dos solos e dos recursos hídricos. Por outro, muitas dessas práticas produtivas se adaptaram às condições dos solos e climas do País e se somaram aos conhecimentos acumulados pelos povos indígenas sobre o manejo do solo brasileiro.

 


Esses dois tipos de práticas — sobretudo as do primeiro grupo — foram fontes de informação para os programas de pesquisa e desenvolvimento científicos implementados na segunda metade do século XX no Brasil, que deram forma ao que hoje se denomina “agricultura tropical”.

 


Apesar de todos os impactos ambientais resultantes de processos de ocupação agrícola não planejados e sem embasamento tecnológico adequado, o Brasil acumulou expressivo capital científico e tecnológico na pesquisa agropecuária internacional e atualmente contribui com tecnologia e conhecimentos básicos para o aprimoramento de técnicas de produção de diversas nações tropicais do planeta.

 


Instrumento de desenvolvimento agrícola, a pesquisa agropecuária direciona esforços dos campos da ciência, da tecnologia e da inovação para o aprimoramento da produtividade e da competitividade do setor agrícola, com vistas à garantia do abastecimento de alimentos e matérias primas, à promoção da segurança alimentar e à geração de renda, considerando exigências socioeconômicas e de preservação ambiental1.

 


O desenvolvimento da pesquisa agropecuária brasileira tem possibilitado ganhos para os produtores de grãos no que se refere ao incremento de produtividade e ao manejo do solo e da água. Foi importante o desenvolvimento de tecnologias que possibilitaram a implantação da agricultura mecanizada e irrigada no Cerrado, especialmente nas áreas de chapada. A pesquisa genética de cultivares e de animais de produção também é um ponto crucial para a expansão do setor agropecuário.

 


No campo da produção animal são notórios os avanços na genética, produtividade e bem-estar, além das boas práticas sanitárias no processamento de produtos de origem animal.

 


A preocupação com a sustentabilidade ambiental também tem sido adotada como diretriz no desenvolvimento da pesquisa agropecuária. Nesse aspecto se destaca a inclusão das temáticas da agroecologia e da produção orgânica, do desenvolvimento de tecnologias sociais associadas à produção da agricultura familiar e da convivência com a seca e com o clima semiárido. Além disso, faz-se presente o componente contínuo de adequação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas globais. Esse último aspecto se relaciona de perto com a conservação e utilização adequada de água na agricultura e com a adaptação de cultivares às novas realidades do clima em cada região.

 

1 MINAS GERAIS. Lei nº 11.405, de 28 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a política estadual de desenvolvimento agrícola e dá outras providências. Disponível em: <https://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa.html?tipo=LEI&num=11405&comp=&ano=1994>. Acesso em: 31 mar. 2021.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 9176/2021

Requer seja encaminhado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Seapa - pedido de providências para que a Epamig possa realizar maiores pesquisas no setor de apicultura, em...

Requerimento 9214/2021

Requer seja encaminhado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig - pedido de providências para que sejam desenvolvidas pesquisas e tecnologias para o fomento e apoio ao segmento da...