Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Leite

Entenda

Estrutura Organizacional e de Gestão

As políticas públicas para a pecuária leiteira são geridas, no nível federal, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento — Mapa. No nível estadual, são coordenadas pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento — Seapa.

Na estrutura institucional do Estado, no âmbito da pecuária leiteira, destacam-se o Instituto Mineiro de Agropecuária — IMA — e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais — Emater-MG. O IMA é o responsável pela defesa agropecuária, pela atuação no controle sanitário dos rebanhos leiteiros, em especial pelos programas de controle vacinal da febre aftosa, e pelas ações que visam à erradicação da brucelose e da tuberculose, entre outras doenças que podem ser transmitidas ao homem pelo consumo do leite. Além disso, o órgão atua na inspeção industrial em laticínios e queijarias, com vistas à preservação da saúde pública. A Emater-MG, por sua vez, atende os pecuaristas com ações de assistência técnica e extensão rural.

Além desses órgãos, participam das ações governamentais com foco na pecuária leiteira a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário — Seda — e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais — Epamig —, nas respectivas funções de dinamização produtiva da agricultura familiar e na pesquisa e desenvolvimento.

Como parte da política de estímulo às principais cadeias produtivas do Estado foram criados o Polo de Excelência do Leite1 e o CILeite2.



1 AGÊNCIA DE INOVAÇÃO DE LEITE E DERIVADOS. Inovação e novos negócios para o setor lácteo nacional. Polo do leite. Juiz de Fora, 2018. Disponível em: <http://polodoleite.com.br/>. Acesso em: 13 jul. 2018.

2 EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (EMBRAPA). Centro de Inteligência do Leite. MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Nota de conjuntura. Juiz de Fora, 2018. Disponível em: <http://www.cileite.com.br/>. Acesso em: 13 jul. 2018.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 5003/2023

Requer sejam informados ao Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento os temas deliberados pela comissão para serem enfatizados na prestação de informações sobre a gestão relativa...

Requerimento 4851/2023

Requer seja realizada visita técnica  ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços para tratar sobre a importação de leite de países do Mercosul e...