Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

IPVA

Entenda

Competências

A competência estadual para a instituição do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores — IPVA — está determinada pela Constituição da República1, que também estabelece alguns parâmetros para o imposto, entre eles, a possibilidade de ter alíquotas diferenciadas em função do tipo e da utilização. A Constituição determina a fixação de alíquotas mínimas pelo Senado Federal.
Ainda por determinação constitucional, pertence aos Municípios 50% do produto da arrecadação do IPVA incidente sobre os veículos automotores licenciados em seus territórios.


1 BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República.Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 25 fev. 2019.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 5059/2023

Requer seja encaminhado à Secretaria de Estado de Governo - Segov - pedido de providências para a criação de programa de descontos progressivos no IPVA, utilizando-se de recursos decorrentes da...

Requerimento 1078/2023

Requer seja encaminhado ao secretário de Estado de Fazenda pedido de informações sobre a forma de cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA - para o exercício de 2023,...