Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Infraestrutura para o Desenvolvimento Econômico

Entenda

Informações Gerais

Segundo Sandroni1 (1999) infraestrutura para o desenvolvimento econômico consiste no conjunto de instalações e equipamentos empregados na extração, transporte e processamento de matérias-primas essenciais, nos meios de treinamento da força de trabalho e na fabricação de bens de capital. Abrange indústria extrativa mineral, ferrovias, rodovias, navegação, siderurgia, metalurgia de não-ferrosos, indústria energética e mecânica.

O adequado suprimento de infraestrutura significa elemento decisivo de estímulo ao crescimento econômico e à atração de novos investimentos. Nesse sentido, Minas Gerais apresenta desvantagens comparativas frente a outras economias regionais, por apresentar situação infraestrutural bastante heterogênea. Para que se propicie um novo ciclo de investimentos produtivos no Estado, pode-se afirmar que é fundamental que os setores de infraestrutura — transporte e logística, energia, telecomunicações e saneamento — promovam uma eficiente provisão desses bens e serviços públicos.


1 SANDRONI, Paulo. Novo Dicionário de Economia. São Paulo: Best Seller, 1999.


Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
  • Na Assembleia Legislativa, as seguintes Comissões são os pontos focais para discussão dos problemas relacionados a este tema:
  • • Desenvolvimento Econômico 
Fiscalização
Requerimento 4647/2023

Requer seja realizada visita à Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel -, para discutir o fornecimento de energia em Minas Gerais, sua importância para o desenvolvimento econômico e ambiental do...

Requerimento 4646/2023

Requer seja realizada visita ao Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS -, no Município do Rio de Janeiro (RJ), para discutir a operação do sistema elétrico em Minas Gerais, seu estado atual e...