Conheça:

Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Energia

Entenda

Informações Gerais

A política pública voltada para o tema da energia envolve a geração, a transmissão e a distribuição de energia elétrica a partir de suas diversas fontes, além das políticas relacionadas a combustíveis. Garantir a oferta e o acesso à energia é um dos pilares da sociedade moderna, pois ela faz parte dos processos produtivos e do dia a dia das pessoas.

A quantidade de energia ofertada por um país ou por uma região é a chamada matriz energética e representa toda a energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida. A matriz energética brasileira é fortemente baseada em fontes renováveis, sobretudo a hidráulica, com destaque para a crescente participação da biomassa, da eólica, da lenha e da solar. Mas ainda é notável a dependência de alguns setores das fontes não renováveis, como derivados do petróleo, gás natural, carvão mineral, urânio, entre outras.

Em Minas Gerais, em 2015, a demanda total de energia alcançou o equivalente a 12% do consumo total no Brasil; no mesmo ano, a importação global de energia pelo Estado representou 61,1% da demanda nacional como um todo. Esse elevado montante de importação ocorre em função, principalmente, da necessidade de petróleo e seus derivados e de carvão mineral para movimentar a economia. O setor industrial é aquele que requer o maior montante de energia (61,1%), seguido do de transporte (26%). A maior parte da energia consumida no Estado (37,1%) tem como fontes o petróleo, o gás natural e seus derivados. Cabe destacar que, do total do gasto estadual de energia, 52,7%, provêm de fontes renováveis e o restante, de não renováveis. Esses dados constam do 31º Balanço Energético do Estado de Minas Gerais — Beemg 20161.


1 COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS. 31º Balanço energético do Estado de Minas Gerais: BEEMG 2016: ANO BASE 2015. Belo Horizonte, 2017. Disponível em: <http://www.cemig.com.br/pt-br/A_Cemig_e_o_Futuro/inovacao/Alternativas_Energeticas/Documents/BEEMG.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2018.

 

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 6809/2024

Requer seja encaminhado ao diretor-presidente da Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig - em Uberlândia pedido de informações sobre as interrupções de fornecimento de energia elétrica ocorridas...

Requerimento 6723/2023

Requer seja encaminhado à Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig - pedido de providências para que sejam tomadas as medidas necessárias para garantir a continuidade do funcionamento da agência...