Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Endividamento Público

Entenda

Competências

Compete ao Senado Federal fixar os limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, por proposta do Presidente da República, além de estabelecer os limites globais e as condições para o montante da dívida mobiliária dos referidos entes. Ao Ministério da Fazenda compete, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional — STN —, a verificação do cumprimento dos limites e das condições de endividamento estabelecidos para cada ente da Federação, inclusive das empresas por eles controladas, direta ou indiretamente, e o acompanhamento dos Programas de Ajuste Fiscal dos Estados e Municípios.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 7891/2024

Requerem seja realizada audiência pública para debater a proposta de federalização das empresas estatais mineiras, para o fim de abatimento de valor na dívida do Estado com a União.

Requerimento 5553/2023

Requer seja realizada audiência pública, para a qual sejam convidados os secretários de Estado de Planejamento e Gestão e de Fazenda, bem como entidades de classe, associações e sindicatos, para...