Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Comércio Doméstico

Entenda

Informações Gerais

Em economias capitalistas complexas, o mercado interno de uma região pode adquirir grande relevância em termos dos efeitos de multiplicação da renda e da contribuição para o desenvolvimento econômico e social da sociedade local. Por essa razão, em Minas Gerais as relações comerciais intrarregionais (entre os Municípios do Estado) e inter-regionais (entre Minas e os outros Estados) devem merecer uma análise atenta por parte dos planejadores públicos.

Nesse contexto, merece destaque que esse volume de trocas comerciais depende, fundamentalmente, dos níveis de integração e complementaridade da estrutura industrial no Estado com as estruturas industriais de outros Estados brasileiros, de tal forma que se pode deduzir que os padrões industrial e comercial de Minas Gerais são diretamente relacionados e interdependentes. Dessa forma, políticas públicas estaduais geradoras de incentivos têm função relevante na propulsão do desenvolvimento das correntes de comércio interno, tanto de bens quanto de serviços.
Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
  • Na Assembleia Legislativa, as seguintes Comissões são os pontos focais para discussão dos problemas relacionados a este tema:
  • • Desenvolvimento Econômico 
Fiscalização
Requerimento 2135/2023

Requerem seja realizada visita à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais - FCDL -, no Município de Belo Horizonte, para conhecer os projetos, iniciativas e necessidades...

Requerimento 1409/2023

Requer seja realizada audiência de convidados para debater a regulamentação do setor óptico no Estado.