Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Combate ao Trabalho Escravo

Entenda

Estrutura Organizacional e de Gestão

As ações de combate ao trabalho escravo são coordenadas pela Secretaria de Inspeção do Trabalho — SIT —, por meio do Grupo Especial de Fiscalização Móvel — GEFM — e dos grupos especiais de fiscalização permanente rural que atuam na repressão à prática desse crime.
O GEFM centralizou as ações para diagnosticar e mapear focos do trabalho escravo; padronizar os procedimentos e a supervisão dos casos fiscalizados; assegurar o sigilo absoluto na apuração das denúncias; e garantir que os fiscais não sofram pressões ou ameaças. As denúncias são recebidas diretamente pela SIT, pelas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego ou por instituições parceiras.
O Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo1, elaborado pela Comissão Especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana — CDDPH —, contém uma política pública permanente e prevê a execução de ações de combate ao trabalho escravo e degradante, conduzidas de forma integrada entre Executivo, Judiciário e Ministério Público.
 

 

 

1 BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Comissão Especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo. Brasília, 2014. Disponível em: <http://trabalho.gov.br/fiscalizacao-combate-trabalho-escravo/plano-nacional-para-erradicacao-do-trabalho-escravo>. Acesso em: 9 dez. 2014.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Notícias relacionadas
24/04/2024

Pronto para Plenário PL sobre contratação temporária na educação

Administração Pública aprovou nesta quarta-feira (24) parecer de 2º turno ao PL 875/23.

24/04/2024

Audiência discute inserção de pessoas com autismo no mercado de trabalho

Reunião faz parte da programação especial da Assembleia no mês de conscientização sobre o TEA, conhecido como Abril Azul.

24/04/2024

Comissão cobra cumprimento da legislação sobre remuneração na educação básica

Audiência abordará impactos de ação ajuizada pelo Governo de Minas contra os reajustes anuais dos profissionais da educação.

Fiscalização
Requerimento 5865/2023

Requer seja realizada visita à Rua Monte Castelo, nº 155, Bairro Itapuã, no Município de Belo Horizonte, para averiguar denúncia de trabalho escravo na execução de obras da construtora Conexão...

Requerimento 5864/2023

Requer seja encaminhado à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais e ao Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais pedido de providências para que seja apurado do caso de...