Conheça:

Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Café

Entenda

Informações Gerais

Considerada a mais importante da agropecuária mineira, a cadeia produtiva do café abarca a produção de insumos, o maquinário agrícola, a produção de mudas, o cultivo do cafezal, a colheita e o beneficiamento do café, a indústria, o transporte e a comercialização. Em seu sentido mais amplo, a cadeia café compreende também os processos relacionados à geração de conhecimento e informação sobre o produto, além das atividades de apoio1.

O Brasil se destaca internacionalmente na produção de café, e Minas Gerais é o principal produtor nacional. Em 2016, o Estado respondeu por 52% da área plantada, por 60% da produção e 66% do valor da produção nacional do café2. Na economia estadual, o café é o principal item da pauta de exportações agrícolas. Segundo informações compiladas pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o produto foi responsável por 38% do PIB da Agricultura mineira3 em 2017. E conforme dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços referentes a esse mesmo ano, 14% do total das exportações do Estado se deveram ao café4. As principais regiões produtoras são Sul de Minas, Centro-Oeste, Zona da Mata, Rio Doce e Central5.

Os maiores desafios para a cadeia produtiva do café em Minas Gerais são a melhoria da qualidade dos grãos e a agregação de valor ao produto, por meio do processo agroindustrial de torrefação e composição de blend, haja vista que a condição atual está baseada principalmente na exportação como commodity (café verde). Tais objetivos, apesar de apresentarem um potencial de retorno bastante lucrativo, dependem de disponibilidade de capital de investimento e de capacitação técnico-científica no setor.

As políticas públicas destinadas a essa cadeia produtiva envolvem esforços relacionados às tecnologias de manejo da cultura, à conservação do solo e das águas, à genética e à nutrição das plantas, ao processamento da colheita, ao financiamento, ao associativismo e cooperativismo entre os produtores, ao emprego de mão de obra, à certificação da qualidade, à regulação do mercado, entre outros.



1 PROCHNIK, Victor. Firma, indústria e mercados. (Cadeias produtivas e complexos industriais). In: HASENCLEVER, L.; KUPFER, D. (Org.). Organização industrial. Rio de Janeiro: Campus, 2002. p.1. Disponível em: <http://www.ie.ufrj.br/cadeiasprodutivas/pdfs/cadeias_produtivas_e_complexos_industriais.pdf>. Acesso em 20 nov. 2013.

GONÇALVES, Bianca S. O; HYPOLITO, Anna C. A cadeia produtiva do café: uma discussão preliminar. ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais. Patrocínio: IFTM, 2016. Disponível em: <http://www.ifetec.com.br/evento/index.php/enpe/3enpe/paper/viewFile/10/71>. Acesso em: 10 jan. 2018.

2 MINAS GERAIS. Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Panorama do Comércio Exterior do Agronegócio de Minas Gerais. Belo Horizonte, 128 p. Disponível em: <http://www.agricultura.mg.gov.br/images/Arq_Relatorios/Publicacoes/panorama_2017.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2018.

3 MINAS GERAIS. Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Subsecretaria do Agronegócio. Perfil do Agronegócio Mineiro: Agrícola. Belo Horizonte, 2018. 44 p. Disponível em: <http://www.reformaagraria.mg.gov.br/images/documentos/perfil_mg_agricola_jun_2018[1].pdf>. Acesso em: 28 jun. 2018.

4 MINAS GERAIS. Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Subsecretaria do Agronegócio. Café. Belo Horizonte, 2018. 28 p. Disponível em: <http://www.reformaagraria.mg.gov.br/images/documentos/perfil_cafe_jun_2018[1].pdf>. Acesso em: 28 jun. 2018.

5 MINAS GERAIS. Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Panorama do Comércio Exterior do Agronegócio de Minas Gerais. Belo Horizonte, 128 p. Disponível em: <http://www.agricultura.mg.gov.br/images/Arq_Relatorios/Publicacoes/panorama_2017.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2018.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 409/2023

Requer seja realizada audiência de convidados para debater a relevância do café para a gastronomia e o turismo do Estado.

Requerimento 290/2023

Requer seja realizada visita à Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura - Fenicafé 2023 -, no Município de Araguari, para propagar os conhecimentos compartilhados na maior feira da cafeicultura...