Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Cadeias Produtivas Industriais

Entenda

Informações Gerais

O planejamento público de incentivo às cadeias produtivas pode ser visto segundo duas óticas de análise. A primeira é sob a da organização de programas governamentais de apoio ao investimento e ao aprimoramento técnico direcionados às cadeias produtivas. Uma alternativa é que esses programas variem segundo o tipo de cadeia produtiva. A segunda se refere à dimensão política dos programas propostos, de tal forma que se constituam as condições para a formação de coalizões de atores políticos e lideranças locais com a finalidade de pactuar programas de desenvolvimento para cadeias produtivas de relevância nas diferentes regiões.
Uma cadeia produtiva é uma sequência de setores econômicos, que se unem por relações contínuas de compra e venda, no interior da qual os produtos são elaborados. Ela é um resultado da divisão do trabalho e do fortalecimento de laços de interdependência entre os agentes econômicos. Por isso, as cadeias produtivas apresentam algumas características essenciais: elas são criadas por processos de desintegração vertical; por exemplo, uma firma que antes realizava todos os processos produtivos necessários à obtenção de um determinado produto final passa a dividir esses processos de produção com outras firmas, complementares entre si e interdependentes; além disso, as pressões competitivas por maior integração e coordenação entre aqueles processos de produção, ao longo das cadeias, ampliam as articulações entre os agentes econômicos que delas fazem parte.
Normalmente, o termo “cadeia produtiva” se refere a situações em que há apenas uma sequência linear de setores. Entretanto, o entrelaçamento de cadeias é comum. As cadeias produtivas de uma economia regional podem ser reunidas em conjuntos — blocos —, que constituem macro cadeias. Estudos realizados pelo BDMG identificaram, na última década, cinco grandes cadeias produtivas industriais em Minas Gerais:

  • construção civil;
  • metal-mecânico;
  • metal-químico;
  • têxtil/calçados;
  • agroindustrial.
Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
  • Na Assembleia Legislativa, as seguintes Comissões são os pontos focais para discussão dos problemas relacionados a este tema:
  • • Desenvolvimento Econômico 
Fiscalização
Requerimento 10899/2021

Requerem seja realizada audiência pública para debater a produção de fertilizantes no Brasil, com ênfase para os fertilizantes orgânicos, minerais e bioinsumos.

Requerimento 8690/2021

Requer seja encaminhado à secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, à secretária de Estado de Planejamento e Gestão e ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico...