Conheça:

Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Acolhimento em República

Entenda

Informações Gerais

O acolhimento institucional em república é o serviço socioassistencial que oferece proteção, apoio e moradia subsidiada a grupos de pessoas maiores de 18 anos em estado de abandono, situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados e sem condições de moradia e de autossustentação. Pretende-se, com o serviço de acolhimento em república, proteger o usuário preservando suas condições de autonomia e independência, promover o fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários e o acesso às políticas públicas, além de desenvolver a autonomia das pessoas atendidas.

 Para a oferta dos serviços é preciso considerar a demanda local, podendo ser instaladas repúblicas para vários segmentos:

  • jovens com idade entre 18 a 21 anos, prioritariamente, após desligamento de serviços de acolhimento para crianças e adolescentes ou em outra situação que demande esse serviço;
  • adultos em processo de saída das ruas, em fase de reinserção social, que estejam em processo de restabelecimento de vínculos sociais e construção de autonomia;
  • idosos que tenham capacidade de gestão coletiva da moradia e condições de desenvolver, de forma independente, as atividades da vida diária.

O acesso ao serviço pode ocorrer por encaminhamento realizado pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social – Creas –, por outros serviços socioassistenciais e por serviços de outras políticas sociais.

 

 


Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
  • Na Assembleia Legislativa, as seguintes Comissões são os pontos focais para discussão dos problemas relacionados a este tema:
  • • Direitos Humanos 
Fiscalização
Requerimento 3576/2019

Requer seja realizada visita à República Maria Maria, no Município de Belo Horizonte, para conhecer sua estrutura e seu funcionamento.

Requerimento 4855/2016

Requer seja realizada audiência pública para debater o acesso das mulheres trabalhadoras rurais às políticas públicas, conforme solicitação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de...