Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Urgência e Emergência

Entenda

Financiamento

Por abranger ações de atenção à saúde primária, secundária e terciária, o financiamento da Rede de Atenção às Urgências no SUS é tripartite, ou seja, recebe recursos dos três níveis de gestão do SUS.

Conforme critérios estabelecidos em portarias do Ministério da Saúde, a União repassa a estados e municípios recursos para investimento, custeio e qualificação, os quais abrangem os incentivos financeiros para implantação das Salas de Estabilização, do Componente Hospitalar, da Rede de Atenção às Urgências, dos Centros de Atendimento aos Pacientes com AVC, do Samu e suas Centrais de Regulação, das UPAs 24 horas e dos cuidados prolongados para retaguarda.

Em Minas Gerais, o Estado aloca recursos em ações que têm como finalidade implantar as redes macrorregionais de urgência e emergência, estabelecer a sua regulação e fazer o encaminhamento dos pacientes aos pontos de atenção mais adequados.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 6267/2023

Requer seja encaminhado ao secretário de Estado de Saúde pedido de informações sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu – na região do Triângulo Sul, especificando-se os investimentos...

Requerimento 3648/2023

Requerem seja encaminhado à Secretaria de Estado de Saúde - SES - pedido de providências para que se destinem recursos, nos contratos de programas, para a implementação de planos de carreira para os...