Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Transporte de Carga

Entenda

Informações Gerais

O transporte de cargas pode ser realizado por todos os modais de transporte. Apresenta características de operacionalidade, de estrutura e de custos que variam de acordo com o modal utilizado.
Cabe ao poder público regulamentar, fiscalizar, bem como realizar ações de investimento em infraestrutura para o transporte de cargas, especificamente na integração modal, caracterizada pela união da cadeia de transporte através da utilização de diversos modais. A integração modal se apresenta como uma importante forma de investimento em infraestrutura de transporte, uma vez que a utilização de mais de um modal de transporte traz incrementos na eficiência logística de cada um deles, o que é essencial para o desenvolvimento do transporte de cargas. Dessa forma, busca-se a integração com os portos marítimos do País e interligação com o sistema rodoviário, ferroviário e aeroviário do Estado.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 3025/2023

Requer seja encaminhado ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais - DER-MG - pedido de providências para que sejam adotadas medidas de controle e de segurança do...

Requerimento 2867/2023

Requer seja realizada audiência pública para debater questões relacionadas ao cenário atual do transporte de cargas perecíveis no Estado.