Conheça:

Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Transmissão de Energia Elétrica

Entenda

Informações Gerais

O serviço de transmissão de energia elétrica é responsável por levar a energia produzida nas usinas — sejam elas térmicas, hidráulicas, termonucleares, eólicas, solares, entre outras — até os centros consumidores.

O segmento de transmissão no Brasil é composto por cerca de 129 mil quilômetros de linhas, de acordo com dados de 2017 do Operador Nacional do Sistema Elétrico — ONS1. A operação do setor é feita por meio de empresas que obtiveram concessões ao participar de leilões públicos promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica — Aneel. Elas são responsáveis pela implantação e pela operação da rede que liga as fontes de geração às instalações das companhias distribuidoras localizadas junto aos centros consumidores.

A grande extensão da rede de transmissão no Brasil é explicada pela configuração do segmento de geração, constituído, em sua maior parte, por usinas hidrelétricas instaladas em localidades distantes dos centros consumidores. A principal característica desse segmento é a sua divisão em dois grandes blocos: o Sistema Interligado Nacional — SIN —, que abrange a quase totalidade do território brasileiro, e os Sistemas Isolados, instalados principalmente na região Norte do País. O Estado de Minas Gerais está, assim, atendido pelo SIN.

O SIN abarca a geração e a transmissão de energia elétrica. Essa interligação da energia elétrica no território permite que o aproveitamento do potencial hidrelétrico seja otimizado, pois a sazonalidade dos rios (secas e cheias) ocorre de modo diferente em cada região.



1 OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA ELÉTRICO (ONS). Resultado da operação: histórico da operação: Extensão das linhas de transmissão. Disponível em: <http://www.ons.org.br/Paginas/resultados-da-operacao/historico-da-operacao/extensao_linhastransmissao.aspx>. Acesso em: 21 mai. 2018. Extensão das linhas de transmissão.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 6809/2024

Requer seja encaminhado ao diretor-presidente da Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig - em Uberlândia pedido de informações sobre as interrupções de fornecimento de energia elétrica ocorridas...

Requerimento 4707/2023

Requer seja encaminhado ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais - DER-MG - e à Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig - pedido de providências para a...