Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Transferências de Recursos

Entenda

Estrutura Organizacional e de Gestão

Por se tratar de recebimento de receitas e de execução de despesas, as transferências de recursos podem ser realizadas por todos os órgãos e entidades estaduais, conferindo ao processo um contorno dinâmico e intersetorial.
No âmbito do Poder Executivo, como forma de controlar e acompanhar a entrada e a saída de recursos, as Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão, de Fazenda e de Governo são responsáveis por coordenar o processo de transferências de recursos, participando diretamente do controle dos repasses.
A Secretaria de Estado de Fazenda — SEF — é responsável pelo acompanhamento das receitas de caráter legal e constitucional recebidas pelo Estado, bem como pela orientação acerca da gestão financeira dos recursos recebidos a título de convênios e de transferências legais da União sob gestão dos órgãos e entidades estaduais. Além disso, a SEF atua ainda na repartição das receitas tributárias de competência estadual destinadas aos Municípios, conforme previsão constitucional.
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão — Seplag —, por sua vez, atua em articulação com todos os órgãos e entidades estaduais na captação de recursos junto ao governo federal e na gestão dos repasses a Oscips por meio de termos de parceria. Consequentemente, os órgãos têm apoio na elaboração dos projetos de captação, no controle da adimplência junto aos cadastros do governo federal e no acompanhamento da execução dos recursos conveniados, bem como dos repasses a Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público — Oscips.
A seu turno, a Secretaria de Estado de Governo — Segov — é responsável pela coordenação dos repasses voluntários do Estado aos Municípios e entidades não governamentais.
Nos demais Poderes, Tribunal de Contas e Ministério Público, a estrutura e a gestão dos repasses atende às respectivas normas internas.

 

 

Tabela 1 - Estrutura Organizacional de Gestão - Transferência de Recursos
de Recursos
ÓRGÃO
ESTADO RECEBE RECURSO
ESTADO TRANSFERE RECURSO
SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA — SEF
— Atua no recebimento das receitas de transferência constitucional repassadas pela União;
— estabelece diretrizes para a gestão financeira dos recursos recebidos diretamente pelos órgãos e entidades estaduais.
— Atua no repasse dos recursos oriundos da repartição das receitas tributárias de competência estadual para os Municípios.
ÓRGÃOS E ENTIDADES ESTADUAIS
— Captam recursos junto à União para projetos de suas pastas;
— fazem a gestão dos recursos recebidos (registram a entrada do recurso, registram a despesa do recurso e prestam contas acerca dos gastos).
— Repassam recursos para Municípios e Entidades não governamentais a título de auxílio, assistência financeira e cooperação ou por determinação legal.
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO — SEPLAG
— Dá apoio aos órgãos e entidades na elaboração dos projetos;
— realiza o controle de adimplência dos órgãos e entidades junto aos cadastros do Governo Federal;
— realiza o acompanhamento da execução dos recursos conveniados.
 
SECRETARIA DE ESTADO DE GOVERNO — SEGOV
 
— Autoriza e coordena os repasses a título de auxílio, assistência financeira e cooperação para os Municípios e Entidades privadas.
 
 
 
Fonte: Elaboração própria

 

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 7792/2024

Requer seja encaminhado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - Sejusp - pedido de providências para que sejam destinados recursos emergenciais para a contratação de equipe...

Requerimento 7601/2024

Requer seja realizada audiência pública para debater a possibilidade de transferência direta de recursos públicos contida na Proposta de Emenda à Constituição do Estado nº 5/2023, por ocasião do...