Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Saúde Mental

Entenda

Financiamento

O financiamento das ações em saúde mental é compartilhado entre União, estados e municípios, isto é, o governo federal repassa uma parte do custo do dispositivo assistencial, e os governos estaduais e municipais assumem o restante do financiamento.

Os recursos do nível federal são transferidos na modalidade fundo a fundo e também por meio do pagamento por procedimentos (internações hospitalares, atendimentos ambulatoriais, etc.). No Bloco de Financiamento de Gestão do SUS, estão assegurados os incentivos para a expansão da rede, com previsão de recursos para implantação, qualificação e custeio de serviços, como Caps e Residências Terapêuticas, e fomento de ações para redução de danos em Caps-ad. Por sua vez, o fornecimento de medicamentos psicotrópicos é financiado com recursos do Bloco de Financiamento da Assistência Farmacêutica.

O Pacto pela Saúde definiu a saúde mental como prioridade, permitindo um financiamento que considere a modalidade per capita para os serviços substitutivos, possibilitando aos pacientes realizar não apenas procedimentos usuais de saúde, mas também atividades diversificadas como reuniões comunitárias, passeios, atividades culturais e externas ao serviço em geral.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 7836/2024

Requer seja encaminhado ao diretor da penitenciária regional de Formiga pedido de informações sobre as condições de saúde dos presidiários sob custódia da instituição, bem como detalhes acerca do...

Requerimento 7398/2024

Requer seja encaminhado à Corregedoria da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e ao Ministério Público de Minas Gerais - MPMG - pedido de providências para a apuração da denúncia de que Valério...