Conheça:

Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Saúde Mental

Entenda

Financiamento

O financiamento das ações em saúde mental é compartilhado entre União, estados e municípios, isto é, o governo federal repassa uma parte do custo do dispositivo assistencial, e os governos estaduais e municipais assumem o restante do financiamento.

Os recursos do nível federal são transferidos na modalidade fundo a fundo e também por meio do pagamento por procedimentos (internações hospitalares, atendimentos ambulatoriais, etc.). No Bloco de Financiamento de Gestão do SUS, estão assegurados os incentivos para a expansão da rede, com previsão de recursos para implantação, qualificação e custeio de serviços, como Caps e Residências Terapêuticas, e fomento de ações para redução de danos em Caps-ad. Por sua vez, o fornecimento de medicamentos psicotrópicos é financiado com recursos do Bloco de Financiamento da Assistência Farmacêutica.

O Pacto pela Saúde definiu a saúde mental como prioridade, permitindo um financiamento que considere a modalidade per capita para os serviços substitutivos, possibilitando aos pacientes realizar não apenas procedimentos usuais de saúde, mas também atividades diversificadas como reuniões comunitárias, passeios, atividades culturais e externas ao serviço em geral.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
  • Na Assembleia Legislativa, as seguintes Comissões são os pontos focais para discussão dos problemas relacionados a este tema:
  • • Direitos Humanos 
Fiscalização
Requerimento 7219/2024

Requer seja realizada audiência pública conjunta da Comissão de Direitos Humanos com a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização para debater a possível relação entre violência policial e...

Requerimento 6782/2024

Requer seja encaminhado à Polícia Civil do Estado de Minas Gerais - PCMG - pedido de providências para que sejam disponibilizados psicólogos para as delegacias de Minas Gerais, a fim de otimizar o...