Conheça:

Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Prevenção ao Consumo de Drogas

Entenda

Informações Gerais

As organizações de segurança pública possuem importante papel na prevenção ao consumo de drogas, sobretudo em face da sua capilaridade institucional e poder dissuasório na sociedade. Nesse sentido, agentes de segurança pública têm sido envolvidos na realização de oficinas, peças teatrais e palestras em escolas públicas e em comunidades economicamente vulneráveis para orientação sobre as consequências do uso de drogas, tanto para o indivíduo quanto para a família e a sociedade.
Embora complementar aos programas promovidos pelo Sistema Único de Saúde, a atuação das policias na prevenção ao uso de drogas tem se destacado, em face da constatação de que a rede atualmente implantada para prestar assistência aos usuários de drogas não está sendo suficiente para atender à demanda, que aumentou muito e rapidamente nos últimos anos, sobretudo em função do crescimento do consumo de crack.

 

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Notícias relacionadas
06/03/2024

PL sobre prevenção e tratamento para crianças e adolescentes que usam álcool e droga avança

O projeto, que previa a comunicação de casos para órgãos públicos, recebeu sugestão de novo texto mudando o teor.

Fiscalização
Requerimento 4906/2023

Requer seja realizada audiência pública para conhecer, ouvir e, sobretudo, parabenizar a competente e dedicada equipe do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFMG, coordenada pelo...

Requerimento 4472/2023

Requer seja realizado debate público sobre violência sexual contra crianças e adolescentes facilitada pelo consumo nocivo de álcool e outras drogas.