Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Política Urbana

Entenda

Estrutura Organizacional e de Gestão

No plano federal, a Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos — SNAPU —, subordinada ao Ministério das Cidades — Mcidades —, tem como finalidade implantar o Estatuto das Cidades — Lei 10.257, de 20011 —, por meio de ações diretas, com transferência de recursos do Orçamento Geral da União — OGU —, e ações de mobilização e capacitação.
O Estatuto das Cidades, que regulamenta os artigos da Constituição Federal referentes à Política Urbana, visa apoiar os Municípios na execução da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano — PNDU —, com base em princípios que estimulam processos participativos de gestão territorial e ampliam o acesso à terra urbanizada e regularizada, principalmente beneficiando grupos sociais tradicionalmente excluídos.
Para cumprir sua finalidade, a SNAPU conta com seis áreas de atuação: apoio à elaboração de Planos Diretores, regularização fundiária, reabilitação de áreas centrais, prevenção e contenção de riscos associados a assentamentos precários, acessibilidade e conflitos fundiários urbanos.
No plano estadual, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana — Sedru — assessora as prefeituras dos Municípios mineiros na revisão de legislação urbanística (plano diretor, lei de uso e ocupação do solo, lei de perímetro urbano, código de obras, código de posturas). Presta assessoramento ainda na análise de projetos de parcelamento do solo, ampliação de receitas municipais, licitação, contratação e acompanhamento da elaboração dos planos diretores municipais e na aplicação dos instrumentos previstos no Estatuto da Cidade.
 

1 BRASIL. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LEIS_2001/L10257.htm >. Acesso em: 12 mar. 2013.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 7503/2024

Requer seja realizada audiência de convidados para debater a gestão da Região Metropolitana de Belo Horizonte e o andamento da elaboração do seu Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado - PDDI.

Requerimento 7193/2024

Requer seja realizada audiência pública para debater o Decreto nº 48.747, de 2023, em que o Estado regulamenta a caução ambiental prevista no art. 7º, I, “b”, da Política Estadual de Segurança de...