Conheça:

Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Normalização, Metrologia e Qualidade

Entenda

Informações Gerais

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas1 – ABNT – a normalização é a atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto. Consiste, em particular, na elaboração, difusão e implementação das normas.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia2 – Inmetro – define metrologia como sendo a ciência da medição que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer campos da ciência ou tecnologia. Divide-se em três grandes áreas: científica, industrial e legal.

O Inmetro define qualidade como sendo o atendimento das análises que devem seguir os requisitos especificados em normas e regulamentos técnicos, especialmente no que se refere aos aspectos de saúde, segurança e meio ambiente.

A instituição de padrões e normas para produtos e serviços é um elemento importante para a atividade econômica, bem como para a segurança e o conforto da população. O estabelecimento de métricas e padrões comuns favorece o comércio entre regiões e países diferentes. Já o estabelecimento e a observância de parâmetros de qualidade garantem que os produtos não ofereçam risco ao consumidor e tenham certo nível de desempenho. Em Minas Gerais, as atividades de normalização, metrologia e qualidade são realizadas pelo Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais – Ipem-MG.

 

1  ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Normalização. Rio de janeiro, 2018. Disponível em: < http://www.abnt.org.br/normalizacao/o-que-e/o-que-e>. Acesso em: 7 mar. 2018.

 

2  INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA (Inmetro). Centro Integrado de Capacitação em Metrologia e a avaliação da conformidade. Metrologia. Porto Alegre, [s.d.]. Disponível em: <http://www.inmetro.rs.gov.br/cicmac/material_didatico/polig_conceito_metrologia.pdf>. Acesso em: 8 mar. 2018.



Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 3262/2015

Requer seja realizada audiência pública conjunta das Comissões de Assuntos Municipais e Regionalização e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte para debater as alterações relativas à quantidade e...

Requerimento 10499/2014

Requer seja realizada reunião da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia para debater, em audiência pública, o uso de software pirata e seus impactos econômicos e jurídicos.