Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Mudanças Climáticas

Entenda

Financiamento

Em âmbito federal, a Lei nº 12.114, de 20091, criou o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima — FNMC —, que financia projetos, estudos e empreendimentos relacionados à redução de emissões de gases de efeito estufa e à adaptação aos efeitos da mudança do clima. Esse fundo é um instrumento da Política Nacional sobre Mudança do Clima e está vinculado ao Ministério do Meio Ambiente — MMA. Ele disponibiliza recursos em duas modalidades: reembolsáveis, administrados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social — BNDES —, e não reembolsáveis, operados pelo MMA.

Na esfera estadual, não há um fundo específico ou uma fonte de recursos vinculada para políticas públicas que visem a mitigar os efeitos das mudanças climáticas no Estado ou a estabelecer estratégias para conviver com elas. Dessa forma, essas políticas dependem da discricionariedade do planejamento e do orçamento anual para serem implementadas.



1 BRASIL. Lei nº 12.114, de 9 de dezembro de 2009. Cria o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, altera os arts. 6o e 50 da Lei no 9.478, de 6 de agosto de 1997, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12114.htm>. Acesso em: 6 set. 2018.

 

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 6629/2023

Requer seja encaminhado ao governador do Estado e à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - Cedec - pedido de providências com vistas a atender os municípios da Região Norte do Estado de Minas que...

Requerimento 4961/2023

Requerem sejam informados à secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável os seguintes temas definidos pela comissão para serem enfatizados na prestação de informações sobre a gestão...