Mineração

Entenda

Estrutura Organizacional e de Gestão

À União cabe a administração dos recursos minerais. Essa administração é realizada no âmbito do Ministério de Minas e Energia — MME —, instância responsável pela formulação e coordenação das políticas do setor mineral no País. Já a operacionalização da política mineral é feita pelo Departamento Nacional de Produção Mineral — DNPM —, órgão responsável pelo registro e análise dos processos de outorga de títulos minerários e pelo controle e fiscalização das atividades de mineração em todo o território nacional. Além desses órgãos, o Serviço Geológico do Brasil — CPRM — é responsável por gerar e difundir conhecimento geológico e hidrológico básico. Já no que toca ao controle dos impactos ambientais da atividade mineral, no plano federal o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis — Ibama — é responsável pelo processo de licenciamento ambiental e pela fiscalização dos empreendimentos por ele licenciados. 

 

A atuação do Estado nos temas relacionados à mineração se volta, principalmente, para o fomento da atividade e para o controle de seus impactos para o meio ambiente. As políticas de fomento e apoio ao setor mineral em Minas Gerais são conduzidas no âmbito da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico — Sede —, que também conta com vários órgãos vinculados ou subordinados, quais sejam: Subsecretaria de Desenvolvimento Minero-Metalúrgico e Política Energética, Conselho Estadual de Geologia e Mineração — Cegem —, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais — Codemig —, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais — BDMG — e Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais — Indi. 

 

Já no que toca ao controle dos impactos ambientais da atividade minerária no Estado, as ações de licenciamento e fiscalização são realizadas no âmbito da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável — Semad —, com o apoio de órgãos e entidades a ela vinculados ou subordinados: Conselho Estadual de Política Ambiental — Copam —, Fundação Estadual do Meio Ambiente — Feam —, Instituto Mineiro de Gestão das Águas — Igam —, Instituto Estadual de Florestas — IEF — e Superintendências Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável — Suprams. Saiba mais em: Meio Ambiente / Licenciamento e Regularização Ambiental.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Eventos relacionados
23/05/2017 - 09:30

Reunião Extraordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico

Debater a retomada das atividades da Samarco Mineração.

20/06/2016 - 08:00

Visita - Comissão Extraordinária das Barragens

Verificar as consequências do rompimento da barragem da Empresa Samarco.

01/06/2016 - 09:45

Reunião Conjunta - Comissões de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Minas e Energia

Debater a retomada das atividades da Mineradora Samarco, no Município de Mariana.

Fiscalização
Requerimento 8136/2017

Requerem seja realizada visita à Mina de Fábrica, no Município de Ouro Preto, para avaliar as ações implementadas pela Vale na correção e recuperação dos impactos causados pelo vazamento da tubulação...

Requerimento 8040/2017

Requer seja realizado debate público para avaliar e discutir os impactos ambientais dos minerodutos já licenciados no Estado.