Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Inovação

Entenda

Estrutura Organizacional e de Gestão

Em países de renda baixa e média, em virtude da natureza de sua estrutura econômica, o poder público tende a ser o principal executor das atividades de pesquisa e inovação. Já em países com economia avançada, devido ao caráter maduro dos processos produtivos, a maior parte das pesquisas possuem caráter de mercado e são realizadas em âmbito privado.

No Estado de Minas Gerais, tanto o poder público quanto o setor privado constituem agentes envolvidos na área de pesquisa e inovação. O poder público atua principalmente por meio de pesquisas básicas realizadas por universidades e institutos de pesquisa, sem finalidade lucrativa, as quais servem de suporte para outras pesquisas e têm implicações principalmente acadêmicas. Já o setor privado geralmente atua por meio de pesquisas realizadas dentro das próprias empresas ou, ainda, em associação com centros de pesquisa e universidades públicas ou privadas, buscando gerar novos produtos ou aperfeiçoar aqueles já existentes, com finalidades lucrativas e de mercado.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 3856/2023

Requerem seja realizada audiência pública para debater a importância da ciência, inovação e neoindustrialização e o papel da Financiadora de Estudos e Projetos - Finep - nesse campo.

Requerimento 3670/2023

Requer seja realizada visita à Fundação Ezequiel Dias - Funed -, para conhecer a estrutura atual da fundação, perpassando pelas fábricas, o laboratório central, a Diretoria de Pesquisa e...