Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Infraestrutura de Transporte

Entenda

Informações Gerais

A infraestrutura de transportes é definida como a rede física disponível para o transporte de pessoas e bens, e compreende diversos modais de transporte. Atualmente, a política pública de infraestrutura de transporte se concentra em ações voltadas para o modal rodoviário, embora estejam presentes no Estado o transporte ferroviário, o transporte aquaviário, o transporte aeroviário, o transporte dutoviário e o transporte multimodal.
A integração modal, caracterizada pela integração da cadeia de transporte através da utilização de diversos modais, se apresenta como uma importante forma de investimento em infraestrutura de transporte, uma vez que a utilização de mais de um modal de transporte traz incrementos na eficiência de cada modal, e pode ser aplicada para para garantir um sistema logístico de transporte mais eficiente ou para otimizar os sistemas de transporte urbano.
A disponibilidade de infraestrutura adequada, eficiente e segura é um importante elemento para a determinação do padrão e qualidade de vida de uma região ou País, uma vez que facilita as atividades produtivas, auxiliando na obtenção de uma maior produtividade econômica.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 7091/2024

Requer seja encaminhado à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade – Seinfra – pedido de providências para a revisão da tarifa de pedágio na MG-491, que liga as cidades de Varginha e Três...

Requerimento 6880/2024

Requer seja realizada audiência pública para debater as consequências para a população do processo de privatização do metrô na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o edital do leilão do BNDES que...