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Infraestrutura Ferroviária

Entenda

Financiamento

O processo de privatização e concessão das linhas ferroviárias, iniciado no final da década de 1980, e que se tornou importante na segunda metade da década de 1990, determinou o atual padrão de financiamento do modal ferroviário.
As empresas privadas são responsáveis, durante a duração dos contratos de concessão, pela recuperação e manutenção das linhas, bem como pela aquisição de material rodante (locomotivas e vagões), utilizando recursos próprios. As tarifas a serem cobrados dos clientes das ferrovias, que remuneram as concessionárias, são estabelecidas pelas empresas, sujeitas a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres — ANTT.
Por sua vez, o governo federal, por meio da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., investe na expansão da malha ferroviária, utilizando recursos orçamentários próprios, geralmente contabilizados dentro do chamado PAC — Programa de Aceleração do Crescimento.
No âmbito estadual, como a malha ferroviária existente está concedida à iniciativa privada, não existe um gasto específico relacionado ao transporte ferroviário, mas quando existentes, as ações são financiadas por recursos do tesouro estadual.

 

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 5952/2023

Requer que seja realizada audiência pública para discutir alternativas rodoviárias e ferroviárias nas Rodovias BR-040 e BR-381, tendo em vista os altos índices de acidentes ocorridos nessas vias.

Requerimento 5386/2023

Requer seja realizada audiência pública para debater possível destinação de parte dos recursos da concessão de ferrovias para Arcos, visando à execução de projeto de transferência do pátio de...