Conheça:

Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Hortifrutigranjeiros

Entenda

Informações Gerais

A cadeia produtiva dos hortifrutigranjeiros tem como eixo a produção de hortaliças (legumes e verduras), frutas, mel, ovos e seus derivados. Para tanto, abarca: os fornecedores de insumos (sementes, mudas, estufas, defensivos, alimentação animal, máquinas, equipamentos e serviços); os produtores, rurais ou urbanos, frequentemente agricultores familiares; a agroindústria; e o comércio dos produtos. Em seu sentido mais amplo, compreende também os processos relacionados à geração de conhecimento e informação sobre o tema (instituições de treinamento e de pesquisa), além das atividades de apoio aos produtores (instituições governamentais e não governamentais de assistência técnica e extensão rural, redes de comercialização, sindicatos etc.)1.

 


Segundo dados do Balanço do Agronegócio de Minas Gerais 2020, divulgados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento — Seapa —, Minas Gerais figura em segundo lugar no ranking nacional de produtores de hortaliças, com cerca de 325.000 empregos diretos gerados no setor. O Estado ainda ocupa o primeiro lugar na produção de alho, batata-inglesa e morango, e contabiliza resultados expressivos na produção de tomate, cebola, cenoura, brócolis e mandioquinha-salsa. A agricultura familiar é responsável por metade da produção anual, estimada de 4 milhões de toneladas2.

 


Dispersa no território mineiro, a hortifruticultura tem tradição e destaque no Sul de Minas, mas a produção vem crescendo em outras regiões, como o Norte de Minas, o Triângulo e o Alto Paranaíba3.

 


Minas Gerais é o quarto maior produtor de frutas do Brasil. Nossa grande extensão territorial favorece a existência de microclimas com potencial para produção de diversas espécies (frutas tropicais, subtropicais e temperadas). São aproximadamente 127 mil hectares plantados, em que são gerados mais de 550 mil empregos diretos e indiretos4. Entre as cinco principais frutas produzidas no Estado em 2019 estão: laranja, banana, tangerina, abacaxi e manga. Minas se destaca no País com a maior produção de morango e marmelo, segunda maior de abacate, laranja e tangerina, e terceira maior de banana, limão e abacaxi5.

 


Além disso, cabe destacar que a fruticultura é a maior atividade econômica do Norte de Minas (12 mil empregos diretos e 35 mil indiretos só no cultivo de banana)6.

 

 

 

No que se refere à produção de ovos, segundo dados do IBGE, o Estado produziu 358.000 mil dúzias em 2019, e ficou atrás apenas de São Paulo, com 981.002 mil dúzias no mesmo ano e do Estado do Paraná, com 440.586 mil dúzias. Outros dados do IBGE compilados pela Seapa revelam que Minas Gerais respondeu, em 2019, por 8,3% do rebanho nacional de galinhas de postura — dado que coloca o Estado na terceira colocação brasileira, atrás de São Paulo e Paraná. Esse plantel está fortemente concentrado no Sul de Minas, responsável por 42% da produção estadual em 20197.

 


Dados de 2019 do IBGE também colocam o Estado na terceira posição do País na produção de ovos de codorna, com 16,6% do total nacional, e na quinta relativa à produção de mel, com 9,2% com total brasileiro8.

 


As políticas públicas voltadas para essa cadeia envolvem: assistência técnica e extensão rural; classificação de produtos vegetais, subprodutos ou resíduos de valor econômico destinados à alimentação humana; fiscalização do comércio, do transporte e do uso de defensivos agrícolas (assim como a devolução das embalagens desses produtos); apoio à comercialização (em centrais de abastecimento, como o Mercado Livre do Produtor — MLP —, apelidado de “Pedra”, no Ceasa-MG, mercados e feiras livres); e programas de aquisição direta, pelo poder público, dos produtos da agricultura familiar.

 

1 GARCIA FILHO, Eduardo; et al. Mapeamento e qualificação da cadeia das hortaliças do Brasil. Brasília: CNA, 2017. 79 p. Disponível em: <https://www.cnabrasil.org.br/assets/arquivos/bibliotecas/livro_final3_mapeamento_e_quantificacao_da_cadeia_de_hortalicas_08.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2021.

2 MINAS GERAIS. Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Agrodados. Balanço do Agronegócio de 
Minas Gerais. Belo Horizonte, 2020. 50 p. Disponível em: <http://agricultura.mg.gov.br/images/documentos/Balanco_Agronegocio_2020.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2021.

3 QUINALIA, Fabício; BRAGA, Daiana. O novo mapa hortifrutícola: Hortifruti Brasil avalia oportunidades e desafios dos grandes polos hortifrutícolas. Revista Hortifruti Brasil, março de 2013, p. 8-24. Disponível em: <http://www.hfbrasil.org.br/br/revista/acessar/capa/o-novo-mapa-da-hortifruticultura.aspx>. Acesso em: 22 jun. 2021.

4 MINAS GERAIS. Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais — Emater-MG. Agenda: Culturas, Fruticultura, Olericultura e Pequenos Animais. Disponível em: <https://www.emater.mg.gov.br/portal.do?flagweb=novosite_pagina_interna&id=18715>. Acesso em: 2 jun. 2021.

5 MINAS GERAIS. Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Agrodados. Balanço do Agronegócio de 
Minas Gerais. Belo Horizonte, 2020. 50 p. Disponível em: <http://agricultura.mg.gov.br/images/documentos/Balanco_Agronegocio_2020.pdf>. Acesso em 02/06/2021.

6 MINAS GERAIS. Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Fruticultura é debatida em evento técnico no Norte de Minas. Belo Horizonte, 2019. Disponível em: <https://epamig.wordpress.com/2019/11/09/fruticultura-e-debatida-em-evento-tecnico-no-norte-de-minas/>. Acesso em: 2 jun. 2021.

7 MINAS GERAIS. Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Relatórios da Pecuária. Avicultura de Postura. Belo Horizonte, 2020. 36 p. Disponível em: <http://www.reformaagraria.mg.gov.br/images/documentos/avicultura_postura_nov_2020[1].pdf>. Acesso em: 2 jun. 2021.

8 MINAS GERAIS. Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Relatórios da Pecuária. Cotornicultura. Apicultura. Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <http://www.agricultura.mg.gov.br/index.php/2014-09-23-01-07-23/relatorios/pecuaria>. Acesso em: 22 jun. 2021.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 110/2023

Requer seja encaminhado ao secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento pedido de informações sobre as medidas de prevenção que vêm sendo adotadas em nosso estado, em relação às...

Requerimento 10990/2021

Requerem seja encaminhado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Seapa - pedido de providências para que seja dado apoio aos produtores de mudas de frutíferas do Município...