Conheça:

Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Grãos

Entenda

Informações Gerais

A cadeia produtiva dos grãos envolve a produção dos insumos, a produção dos grãos propriamente ditos (milho, soja, sorgo, feijão, trigo, arroz etc.), a indústria e o comércio — além dos processos relacionados à geração de conhecimento e informação sobre o tema e das atividades de apoio aos produtores1.

O Brasil e Minas Gerais são importantes produtores mundiais de grãos. Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, na safra 2017-2018, o País foi o 2º maior produtor de soja, com 22,9% da produção mundial, o 3º de milho, com 9,1%, e o 9º de arroz, com 1,6% do total de todos os países2. Em Minas Gerais, estimativas da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para 2018 indicam que milho e soja devem representar 88,6% de todos os grãos produzidos em Minas Gerais (o que equivale a 13,3 milhões de toneladas)3. A mesma secretaria calcula que o complexo da soja respondeu, em 2017, por 12,5% do faturamento das exportações do agronegócio mineiro.

As políticas públicas mais necessárias a esse segmento da agropecuária são a assistência técnica, a pesquisa agropecuária e a defesa sanitária vegetal. O setor é ainda forte demandante dos serviços de transporte e estocagem, além de energia elétrica e fornecimento de insumos como adubos químicos, defensivos e sementes selecionadas.



1 BANCO DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS (BDMG). Minas Gerais do Século XXI. Belo Horizonte: Rona Editora, 2002. V. 4 — Transformando o Desenvolvimento na Agropecuária.

RIBAS, Paulo M.; LANDAU, Elena C.; KARAM, Décio K.; SILVA, Lilian O. Eficiência da cadeia produtiva do sorgo. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/106295/1/Eficiencia-cadeia.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2018.

 

2 MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Perfil do agronegócio mundial. Outubro 2017. Disponível em: <http://www.agricultura.mg.gov.br/images/Arq_Relatorios/Perfil/Mundial/perfil_mundial_out_2017.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

3 MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Perfil do agronegócio mineiro — agrícola. Julho/2018.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 6501/2016

Requerem seja encaminhado ao governador do Estado do Espírito Santo pedido de providências para suspender a cobrança de ICMS do milho importado pelo porto de Vitória (ES), até a colheita da safra...

Requerimento 6500/2016

Requerem seja encaminhado ao governador do Estado pedido de providências para suspender a cobrança de ICMS do milho importado pelo porto de Vitória (ES), até a colheita da safra 2016-2017, em vista...