Conheça:

Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Gás Natural

Entenda

Informações Gerais

O gás natural, utilizado em diversos segmentos — residências, comércio, indústrias, veículos —, é um combustível fóssil, com constituição semelhante à do petróleo. Pode ser encontrado no subsolo ou no fundo do mar, em depósitos naturais de rochas sedimentares, ser associado ou não ao petróleo e origina-se da decomposição de plantas e animais como resultado de um processo de milhões de anos. As políticas estaduais relacionadas ao combustível buscam ampliar a oferta de gás natural canalizado por meio da construção de novos gasodutos e da otimização da utilização das redes de distribuição nas cidades.

A Companhia de Gás de Minas Gerais — Gasmig — é a distribuidora exclusiva de gás natural canalizado em todo o território mineiro, por concessão do Estado1. No que se refere à produção de gás natural, Minas Gerais possui potencial exploratório detectado na bacia sedimentar do São Francisco, mas sua exploração ainda não foi iniciada.

 

 

1 COMPANHIA DE GÁS DE MINAS GERAIS (Gasmig). Gás natural. Disponível em: <http://www.gasmig.com.br/GasNatural/Paginas/default.aspx>. Acesso em: 12 jul. 2018.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 4642/2023

Requer seja realizada visita à Companhia de Gás de Minas Gerais - Gasmig -, para debater o fornecimento de gás em Minas Gerais, sua importância e contribuição para o desenvolvimento econômico e...

Requerimento 2933/2023

Requer seja realizada audiência pública para debater, com a presença do presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais - Gasmig -, os projetos da empresa no Estado e o planejamento para os próximos...