Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Esporte

Entenda

Estrutura Organizacional e de Gestão

É notável que o esporte venha conquistando atenção pública e se institucionalizando, seja pela edição de normas relativas às práticas esportivas, seja pela criação de órgãos para a administração da atividade no País. A institucionalização do setor proporcionou o advento de ações para o desenvolvimento do esporte que vem, portanto, ganhando relevo em todo o País. Em Minas Gerais, as políticas de esporte recebem especial atenção, pois são objeto de uma pasta específica: a Secretaria de Estado de Esporte.
Em âmbito federal, a organização e a administração pública do esporte ficam a cargo do Sistema Brasileiro de Desporto — SBD —, cujo objetivo é garantir a prática desportiva regular e melhorar o seu padrão de qualidade. Nos termos do art. 4º da Lei Federal nº 9.615, de 19981 — Lei Pelé —, o SBD é composto pelo Ministério do Esporte, pelo Conselho Nacional de Esporte, pelo Sistema Nacional do Desporto e pelos sistemas de desporto dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, organizados de forma autônoma e em regime de colaboração, integrados por vínculos de natureza técnica específicos de cada modalidade desportiva.

 

 

Figura 1 – Sistema Brasileiro de Desporto

 

Fonte: FÓRUM DEMOCRÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS, 2011, Belo Horizonte. Esporte e juventude. Belo Horizonte : ALMG, 2011. Disponível em: < http://www.almg.gov.br/acompanhe/eventos/hotsites/2011/forum_democratico/docs/esporte_juventude.pdf >. Acesso em: 12 mar. 2013. Fonte: FÓRUM DEMOCRÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS, 2011, Belo Horizonte. Esporte e juventude. Belo Horizonte : ALMG, 2011. Disponível em: < http://www.almg.gov.br/acompanhe/eventos/hotsites/2011/forum_democratico/docs/esporte_juventude.pdf >. Acesso em: 12 mar. 2013.

 

1 BRASIL. Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998. Institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9615consol.htm >. Acesso em: 12 mar. 2013.

 

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 3875/2023

Requer seja encaminhado ao secretário de Estado de Fazenda e à secretária de Estado de Desenvolvimento Social pedido de informações acerca dos valores repassados ao Município de Divinópolis a título...

Requerimento 5673/2023

Requer seja encaminhado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social pedido de providências para que sejam ministrados cursos às associações esportivas do Norte de Minas com o objetivo de...