Energia

Entenda

Informações Gerais

Garantir a oferta e o acesso à energia é um dos pilares de sustentação da sociedade moderna. A energia faz parte dos processos produtivos e do dia a dia das pessoas. A quantidade de energia ofertada por um país ou por uma região é a chamada matriz energética e representa toda a energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética — EPE —, a matriz energética brasileira, em 2011, contava com 44,1% de energia oriunda de fontes renováveis, quais sejam, biomassa de cana-de-açúcar, hidráulica, lenha e carvão vegetal, lixívia e outras. Por sua vez, as fontes não renováveis representam 55,9% da matriz brasileira. Entre elas estão o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e o urânio.

Em 2010, a demanda total de energia do Estado de Minas Gerais alcançou o equivalente a 13,2% da demanda total de energia no Brasil; no mesmo ano, a importação global de energia pelo Estado representou 57,3% da demanda total. Esse elevado montante de importação ocorre em função, principalmente, da necessidade de petróleo e seus derivados e de carvão mineral. O setor industrial é aquele que demanda o maior montante de energia (64%), seguido do setor de transporte (23,5%), e a maior parte da energia consumida no Estado (33,7%) tem como fontes o petróleo, o gás natural e seus derivados. Cabe destacar que, do total da demanda estadual de energia, 53,6% provêm de fontes renováveis e o restante, de fontes não renováveis. Esses dados constam do 26º Balanço Energético do Estado de Minas Gerais1 — Beemg 2011.
 

1 MINAS GERAIS. CEMIG. Superintendência de Tecnologia e Alternativas Energéticas. 26º Balanço Energético do Estado de Minas Gerais: Beemg 2011. Belo Horizonte, 2011. 194 p. Disponível em: <http://www.cemig.com.br/pt-br/A_Cemig_e_o_Futuro/inovacao/Alternativas_Energeticas/Documents/26BEEMGcc.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2013.

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 8001/2017

Requerem seja realizada audiência de convidados para debater o Projeto de Lei nº 1.488/2015, que altera a Lei nº 18.031, de 12 de janeiro de 2009, que dispõe sobre a política estadual de resíduos...

Requerimento 7911/2017

Requer seja realizada visita à Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig - para conhecer seu novo presidente e apresentar os membros da Comissão de Minas e Energia, bem como as ações previstas...