Portal de Politicas Publicas

  • Temas
  • Destinatários
  • Regiões

Direito à Convivência Familiar e Comunitária

Entenda

Estrutura Organizacional e de Gestão

Conforme disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente — ECA —, Lei Federal nº 8.069, de 19901, e na Constituição Federal2, a promoção, proteção e defesa do direito à convivência familiar e comunitária requer um conjunto articulado de ações que envolvem a corresponsabilidade do Estado, da família e da sociedade.
A proteção dos vínculos familiares e comunitários passa a ser dever do Estado e de toda a sociedade. Ao Estado cabe agora desenvolver programas e ações de prevenção e fortalecimento de vínculos ou, quando não for possível a prevenção da ruptura, buscar proporcionar a formação de novos vínculos. Mas, para que esse direito seja garantido, é necessária a interação de todas as políticas sociais, com centralidade na família, para o acesso a serviços de saúde, educação, geração de emprego e renda, assistência social, esporte e lazer, cultura, habitação e outros.

 

1 BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm >. Acesso em: 22 ago. 2013.
2 BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República.Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 25 fev. 2019.

 

Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
  • Na Assembleia Legislativa, as seguintes Comissões são os pontos focais para discussão dos problemas relacionados a este tema:
  • • Direitos Humanos 
Fiscalização
Requerimento 1497/2023

Requer seja realizada audiência pública para debater, na perspectiva da comissão, o panorama da adoção de crianças e de adolescentes em Minas Gerais, por ocasião do Dia Nacional da Adoção, celebrado,...

Requerimento 8177/2021

Requer seja realizada audiência pública para debater a Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010, que dispõe sobre a alienação parental.