Agropecuária

Dado Indicador

PIB do agronegócio de Minas Gerais — 2001-2012

O "PIB do agronegócio" de Minas Gerais é elaborado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada — Cepea —, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais — Faemg — e com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais — Seapa. Esse dado é calculado mensalmente, contemplando não apenas a produção básica da agropecuária, mas toda a cadeia produtiva, incluindo, adicionalmente, insumos, indústria e distribuição. Essa metodologia diferencia esse indicador do PIB calculado pelo Ministério da Fazenda.

Fonte: MINAS GERAIS. Assembleia Legislativa. Diretoria de Processo Legislativo. Gerência-Geral de Consultoria Temática. Fonte primária: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada. PIB do agronegócio de Minas Gerais – dezembro de 2012. Piracicaba, 2013. Disponível em: http://cepea.esalq.usp.br/pibmg/files/2012/01jan_dez.pdf. Acesso em: 13 mar. 2014. Fonte: MINAS GERAIS. Assembleia Legislativa. Diretoria de Processo Legislativo. Gerência-Geral de Consultoria Temática. Fonte primária: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada. PIB do agronegócio de Minas Gerais – dezembro de 2012. Piracicaba, 2013. Disponível em: http://cepea.esalq.usp.br/pibmg/files/2012/01jan_dez.pdf. Acesso em: 13 mar. 2014.
Atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fiscalização
Requerimento 7848/2017

Requer seja realizada audiência pública conjunta com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no Município de Frutal, para debater as questões relativas aos aspectos ambientais no...

Requerimento 7712/2017

Requer seja realizada audiência pública no Município de Itabira para debater a agropecuária como alternativa de diversificação econômica para os municípios mineradores.